quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Palatabilizantes e aromatizantes na alimentação de cães e gatos

Francielle de Oliveira Marx, Daniele Cristina de Lima

Alimentar cães e gatos com uma dieta completa e balanceada é extremamente importante, já que o alimento irá contribuir para uma vida mais saudável, como a diminuição de ocorrências de doenças, além de deixar a pelagem e os dentes dos seus animais de estimação muito mais fortes e bonitos.  

Mas para que o animal consuma o alimento é necessário que ele se sinta atraído e estimulado a consumi-lo e na nutrição animal utilizamos recursos para esta finalidade, que são os usos de palatabilizantes e aromatizantes.  

Mas você sabe o que são palatabilizantes e aromatizantes ? Porque são usados e como são usados na alimentação animal?

Os palatabilizantes e aromatizantes são aditivos utilizados na alimentação animal com o objetivo de melhorar as características dos alimentos, deixando-os muito mais agradáveis para o consumo. Os palatabilizantes tem como principal objetivo melhorar o gosto dos alimentos, enquanto aromatizantes conferem um aroma mais atraente ao produto, melhorando a sua aceitação pelo animal. 

É importante entender que na alimentação de cães e gatos os principais sentidos são: o olfato, seguido do paladar e por ultimo o tato, não sendo muito expressiva a visão e a audição do animal no momento da escolha do alimento (FELIX et al., 2010).  Sendo esta informação relevante para produção de alimentos para os pets. 

Nossos animais de companhia têm como ancestrais animais que obtinham seus alimentos através da caça de outros animais, ou seja, eram animais carnívoros. Com o passar dos anos cães tornaram-se carnívoros não estritos, ou seja, aqueles que utilizam-se tanto de alimentos de origem vegetal quanto animal. Apesar disso, gatos permanecem como animais carnívoros estritos. Atualmente em uma dieta para cães e gatos há uma grande quantidade de vegetais, como o milho e a soja por exemplo, os quais têm como principais funções o fornecimento de energia e proteína, deixando muitas vezes a desejar no quesito olfato e paladar, e por este motivo a indústria de alimentação para pets recorre aos usos dos palatabilizantes e aromatizantes.  

Entre os palatabilizantes e aromatizantes utilizados na alimentação de cães e gatos,  destacam-se os derivados de origem animal, como as gorduras de carne bovina,  frango e de peixe, assim como o próprio sal e alguns aminoácidos que conferem um sabor adocicado e amargo aos alimentos dos animais.

Conclusão

O uso de palatalizantes e aromatizantes são extremamente importantes, pois contribuem para maior aceitação do alimento pelo animal, garantindo a ingestão do alimento.  O uso desses aditivos é uma realidade na indústria de alimentação para animais de companhia, já que os mesmos apresentam maior sensibilidade dos sentidos de olfato e paladar.  

Referências bibliográficas
FELIX, A.P., OLIVEIRA, S.G., MAIORKA, A. Fatores que interferem no consumo de alimentos em cães e gatos. In: Vieira, S. Consumo e preferência alimentar de animais domésticos. 1ed. Phytobiotics Brasil: Londrina. Cap. 3. p. 162-199, 2010.